Uma caminhada por uma vida mais sustentável

Olá a todos, 

Chamo-me Andreia e estou numa caminhada por uma vida mais sustentável. Embora possa parecer que está na moda, este tema já me preocupa há anos, desde que na primária me falaram de reciclagem, nos 3R`s (na altura Reduzir, reutilizar e reciclar) e no stress hídrico previsto para 2050, que tenho feito os meus esforços por reduzir o meu impacto. No entanto e para ser sincera, só quando saí de casa dos meus pais é que consegui começar a fazer a reciclagem, porque mudar hábitos e mentalidades dos que estão ao nosso redor não é fácil. Com o tempo fui reduzindo o consumo de carnes vermelhas, até eliminar o consumo de carne e peixe quando deixou de fazer sentido para mim, mas levei o meu tempo, cada um tem o seu ritmo e deve ser respeitado. 

Para quem começa a estar atento a este tipo de problemas parece uma tarefa interminável e é, no entanto, há pequenas mudanças que podem ser feitas e que além de serem amigas do ambiente são amigas da carteira, acreditem que se não se deixarem levar pelo greenwashing que compensa bastante. Como uso máquina de café de cápsulas e não ia deitar fora a máquina comprei cápsulas reutilizáveis em Inox e guess what, o café moído é bem mais barato! Comprava sempre água engarrafada (dependendo das zonas onde vivemos às vezes é impossível beber da torneira) e comprei um jarro filtrador, mais uma vez fica muito mais barato e não temos de carregar garrafões. Quanto aos produtos de higiene não podia estar mais satisfeita com os shampoos e amaciadores sólidos, sabonete, cremes em barra e desodorizantes caseiros (tudo tem uma duração muito superior o que acaba por compensar os investimentos iniciais e resulta em menos alergias sendo tudo mais natural), o copo menstrual é um salva-vidas que já devia ter adquirido há muito, esqueço-me que estou menstruada e é incrível!

Quanto à roupa, as páginas de roupa em segunda mão foram uma boa surpresa, baratas e com qualidade, compradas quando necessárias naturalmente, a página de Instagram @catarinafpb é um abre olhos para esta situação e tantas outras, recomendo muito dar uma vista de olhos! 

Creio que uma vida com desperdício 0 seja impossível, mas não custa tentar e ir implementando novos hábitos aos poucos, substituindo os produtos que vão acabando por outros, dando primazia ao nacional e local, tudo com conta, peso e medida!

Andreia Esteves

Bio: 25 anos, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa
Bio: 25 anos, Intérprete de Língua Gestual Portuguesa




Comentários

Mensagens populares